07 novembro 2012

Os Royalities do Petróleo

Vou tentar entender a tal redistribuição dos royalities do Petróleo. 

Em uma breve pesquisa já achei interessantíssimo a origem da Palavra: "palavra inglesa derivada da palavra "royal", que significa "aquilo que pertence ou é relativo ao rei, monarca ou nobre..."". Bem apropriada nessa nossa "Terra de Advogado onde quem tem um bom Laranja é Solto"(em alusão ao dito).

Resumidamente entendi que é uma Bufunfa de Grana que o Estado produtor, aqui no caso de petróleo, ganha. Antigamente era uma espécie compensação por extrair coisas da terra do rei(madeira, minério, caça). Mais ou menos um PesquePague que vc paga X pelo que pescou no MEU lago e desse X eu mantenho meu lago em condições pra você pescar novamente.

Ai a gente tenta entender mais um pouquinho e ve o senhor governador do Rio de Janeiro, esbravejando que isso "Gera uma perda de R$ 4 bilhões no ano que vem. É absolutamente inviável. O Estado fecha as portas". 

E pra apelar de vez fala ""Então, não se faz Olimpíada, não se faz Copa do Mundo, não se paga servidor público, não se paga aposentado, não se paga pensionista.".

Acho que nem preciso pesquisar ou ilustrar muito esse texto pra ver o tamanho do tanque de combustível que esse petróleo enchia. OlimPIADA hahaha, Copa do Mundo senhor governador, tenha paciência, não se paga Servidor Público, Aposentado e Pensionista???

Eis que surge a minha REAL dúvida. Nessa dita democracia em que vivemos é justo que apenas um estado ponha a mão nessa Bufunfa??? Ou se bradamos por ai que o préSal é nosso, porque apenas alguns Reis discursam o Recurso é meu???

Realmente fiquei na dúvida. Afinal os estados e as cidades que sempre receberam essa mesada em dia são um modelo a se seguir no Brasil não é não Rio de Janeiro e Espirito Santo, alêm. 

MCestari